quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CPRH concede homenagem a amigo do meio ambiente

          A reunião ordinária mensal da Estação Ecológica de Caetés, unidade de conservação administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH em Paulista, contou com a entrega do título Amigo do Meio Ambiente ao empresário e ambientalista Araripe Serpa, que mesmo antes da criação da unidade já batalhava pela proteção da área.

        
           A homenagem a Araripe Serpa é um reconhecimento da CPRH pelo seu histórico de luta pela criação e conservação da Esec Caetés”, explicou a diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade da agência, Vileide Lins. A Esec possui uma área de 157 hectares e foi criada, primeiramente, como Reserva Ecológica, em 1987, tendo passado à categoria de Estação Ecológica em 1998. A Associação Observadores de Aves de Pernambuco - OAP também prestou homenagem ao ambientalista, com a entrega do certificado Amigo da OAP.       
          “Este é um momento muito importante para mim. Estou muito agradecido. Entendo o meio ambiente como a maior riqueza que podemos deixar para nossos filhos e netos. E divido esta homenagem com a minha esposa e meus filhos, que sempre me deram todo apoio nesta caminhada”, agradeceu Serpa. O ambientalista aproveitou para doar livros e publicações sobre florestas e aves para a biblioteca da Esec Caetés. Serpa espera que os livros sejam fontes de consulta para pesquisadores, visitantes e também moradores da comunidade do entorno. “Aqueles que, no silêncio da mata, na calada da noite, derrubam as árvores, são verdadeiros criminosos. É preciso combatê-los. E esse combate também se faz com o conhecimento”, enfatizou. 
          Desde sua criação, a Estação tem vivenciado a experiência da gestão com participação comunitária, por meio de reuniões mensais em que moradores, empresários, professores e pesquisadores da área se informam sobre as ações que estão sendo realizadas no local. “Temos mantido a aproximação com a comunidade, fazendo com que as pessoas também se sintam partícipes da gestão dessa área. A Esec é administrada pela CPRH, mas é um bem comunitário. Por isso precisa dos cuidados de toda a gente”, ressaltou a coordenadora da Esec, Sandra Cavalcanti. 

PAUTA - A reunião mensal da Estação Ecológica de Caetés contou com outro momento especial: a apresentação sobre falcoaria, que é a ciência de adestrar aves de rapina. O biólogo Jonathas Lins explicou que desde 2011 a ciência é considerada patrimônio cultural pela Unesco pelo alto grau de sensibilidade e dedicação utilizados em sua prática. Segundo o falcoeiro Joaquim Cavalcanti, proprietário da Joaquim Animal Training, as técnicas de falcoaria podem ser utilizadas para controle de fauna invasora, de forma natural e segura, como está sendo feito no Arquipélago de Fernando de Noronha, onde falcões estão sendo utilizados para conter o número crescente de garças, uma ameaça aos aviões.

Por Franci Palhano
Fotos: Luciana Falcão - CPRH/SEI

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom este momento na ESEC-Caetés. Precisamos ter mais novidades!