domingo, 5 de agosto de 2012

INTERAGINDO COM AS AVES

Quem nunca estalou os dedos para atrair o Manacus manacus ou fez isso para enganar seus companheiros de observação (risos)?

Em uma das saídas de campo um dos integrantes da OAP pretendia obter algumas fotos dessa “gracinha”; então coloquei os dedos para funcionar. A interação com o macho de rendeira foi tão interessante e demorada que para cada estalada de dedos que eu dava ele cantava, quando eu estalava os dedos duas vezes ele em seguida reagia com dois cantos e assim vai, ficamos em um sincronismo de sons. Esse evento é típico de quando “os machos da espécie batem as asas para atrás rápida e repetidamente, fazendo um estalo alto que se assemelha à batida dos bilros na produção de renda – daí seu nome popular –, e engendram uma série de manobras enquanto saltam de um graveto a outro para atrair a atenção das fêmeas. Este comportamento, que recebe o nome de lek, ocorre sempre em uma grande área de exibição, que reúne vários machos, cada um com sua própria arena, em uma barulhenta “disputa de dancinhas. Enquanto eles ficam batendo e pulando, praticamente sem abandonar o próprio território, elas se movem em silêncio entre as arenas e para outras áreas de exibição, percorrendo trajetos bem maiores.” (Giovana Girardi) 
E mesmo com a aproximação da rendeira o integrante da OAP não conseguiu obter suas fotos por outros motivos. No fim disso tudo tive um pequeno prejuízo: estalei tanto os dedos que “arranquei o coro”, mas valeu a pena pois foi indelével.   

Rebeca Dias

Nenhum comentário: